terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Educação formal, informal e não formal (exemplos na Internet)

Educação Formal


Este género de educação, tal como o próprio nome nos revela, é onde podemos encontrar no ensino escolar institucionalizado e estruturado. As plataformas moodle e os sites das escolas e universidades, são a reprodução da educação formal. O moodle é um exemplo deste tipo de educação e que é encontrada na Internet. Moodle tem como significado: modular object-oriented dynamic learning environment, e é considerado um software livre que tem como principal função, o apoio à aprendizagem. A sua utilização encontra-se no contexto de e-learning e b-learning, já que é através destes que consegue promover e expandir a criação de comunidades de aprendizagem, muito utilizada por estudantes do ensino superior. Um exemplo encontrado na Internet, e que mostra as potencialidades de um moodle, é oferecido pela Universidade de Évora.



Educação Não-Formal

Este tipo de educação centra-se num sistema que não tem necessidade de ter uma burocracia hierárquica em termos de progressão, podendo ou não atribuir certificados. Como exemplos deste género de educação, temos os diversos tutoriais disponíveis online ou todos os tipos de formação e-learning disponibilizada pelas mais diversas empresas, nas mais variadas áreas de conhecimento e do saber. Temos também o caso dos tutoriais que representam uma forma de aprendizagem não-formal, que simultaneamente possibilitam aos utilizadores que se aceda e se apreenda matérias que queremos captar, sem termos a necessidade de recorrer ao tradicional sistema de educação formal. Temos como exemplo de sites tutoriais: http://www.1001-tutoriais.com e http://www.webtutoriais.com.



Educação Informal

Encontramos na Internet uma panóplia de conteúdos que servem como exemplo de educação informal. Neste últimos anos, espaços como TED Talks têm desempenhado um papel muito importante na formação não-formal dos diferentes tipos profissionais. Se quisermos saber mais sobre o que é uma open source, encontramos vídeos e artigos sobre isso. Basta aceder a um motor de busca. Como exemplo, mostramos o vídeo de Richard Baraniuk, o criador de connexions, que nos revela as ideias e os conceitos onde se baseia a plataforma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário