terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Medidas para atenuar os riscos do uso das redes sociais

Comportamento em Relação aos Outros
Infelizmente, o anonimato da Internet pode encorajar a continuação do mau comportamento offline ou mesmo exacerbá-lo no ambiente on-line. Os jovens podem ser tanto vítima quando participantes em comportamentos como intimidação ou ameaça on-line. É importante que eles saibam que as informações publicadas podem ser indistinta e potencialmente eliminadas, por isso a melhor atitude a tomar é respeitar o próximo, tanto no ambiente online quanto offline. Comentários mais severos, particularmente envolvendo ameaças físicas, podem também ser considerados crimes. Surge com o desenvolver da sociedade um novo tipo de crime.

Esteja Preparado
Pais, professores e outras pessoas que lidam com jovens socialmente activos na Internet devem primeiramente definir expectativas razoáveis. Proibi-los de usar os sites de redes sociais pode levá-los a esconderem o uso e a encontrar outros meios (computadores da escola, telemóveis, computadores de amigos) para continuar com sua vida social online. Uma alternativa positiva é ensiná-los a pensar criticamente com o que se podem deparar na internet, ou seja, sobre o que vêm, lêem, ouvem ou o que compartilham virtualmente.
Seguem algumas orientações para os jovens quando estiverem usando sites de rede social, chats, blogs ou fóruns.

1. Use um apelido ou outro nome
É recomendável não usar seu nome real nem nomes sexualmente sugestivos ou ofensivos aos outros. Isso ajuda a diminuir a probabilidade de ser ameaçado online.
2. Mantenha seu perfil privado
Os sites de rede social podem ser uma óptima maneira de manter contacto com os outros. Um bom modo de estar seguro quando se usa esses serviços é definir seu perfil como privado – assim só as pessoas que você convidou podem ver o que você postar.
3. Não divulgue informações pessoais
É recomendável não divulgar seu endereço, número de telefone, outras informações pessoais com estranhos no ambiente online. Não revele sua localização real, nem quando ou onde pretende estar.
4. Pense bem sobre o que você posta
Tenha cuidado com a partilha online de fotos ou detalhes íntimos, até mesmo com pessoas que você conheça, por de meio de e-mail particular ou conversa de texto. A informação ou conversa pode ser copiada e divulgada por alguém que você partilhou – e é difícil de ser removida. Lembre-se: o que você diz num chat ou em mensagens instantâneas é ao vivo e não pode ser eliminado ou excluído depois.
5. Mantenha seu software de segurança sempre actualizado
Os sites de rede social são muito populares. Como tem muitas pessoas usando, os hackers usam tácticas dissimuladas para introduzir vírus nos computadores de quem utiliza esses sites.
6. Leia “nas entrelinhas”
Pode ser divertido conhecer novas pessoas online para amizades ou romance, mas lembre-se de que, embora existam pessoas simpáticas e afáveis, algumas só agem assim porque querem e/ou esperam alguma coisa em troca. Mensagens bajuladoras e de apoio podem ser manipulação e não amizade ou romance.
7. Evite encontros face a face
A única forma que alguém agredir você fisicamente é através de um encontro, por isso, para estar totalmente seguro, não marque encontros com pessoas que não conhece. Se realmente precisa encontrar alguém que você “conheceu” online, não vá sozinho. Marque o encontro em algum lugar público, diga a seus pais ou alguém que realmente possa ajudar se precisar e leve algum amigo junto consigo.
8. Quando estiver on-line, seja educado
Haja correctamente no mundo on-line. Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Ameaçar ou intimidar alguém online pode até mesmo ser considerado crime.
9. Pense antes de responder
Se alguém disse ou fez algo que deixou você desconfortável, bloqueie-o e não responda. Se ele continuar, conte aos seus pais ou a outro adulto. Se a mensagem for ameaçadora de algum modo, grave-a e conte a seus pais, pois isso pode ser considerado crime. Mais tarde terá provas que indiciem uma queixa-crime na policia judiciária, o que será mais que suficiente para uma investigação mais aprofundada sobre o que o individuo.
10. Ao usar um telemóvel, seja esperto
Todas as dicas para computadores também servem também para telemóveis. Excepto que os telemóveis estão onde você está, muitas vezes longe de casa e de seus sistemas de protecção usuais. Tenha cuidado ao dar seu número de telemóvel, usar o GPS ou outras tecnologias que podem mostrar sua localização física.


Esteja Preparado
Seguem algumas orientações para os pais que estejam considerando permitir que seus filhos usem os sites de rede social, salas de bate-papo, blogs ou fóruns.

1. Seja razoável e tente definir expectativas razoáveis
Impedir o acesso de seu filho à rede social favorita dele é como impedir o acesso à vida social. Em vez de proteger, isto pode interromper as interacções e levar a criança a buscar “alternativas”, o que pode ser mais arriscado. Para eles é fácil configurar blogs e perfis gratuitos a partir de qualquer lugar, incluindo casas de amigos ou mesmo pelo celular.
2. Converse com as crianças sobre a utilização dos serviços
Ajude-as a entender as orientações básicas de segurança, como proteger a privacidade (incluindo senhas), não ameaçar verbalmente os colegas, nunca falar sobre sexo com quem elas não conhecem, evitar encontros com quem “conheceram” online e tomar cuidado com o que publicam – porque tudo o que é colocado online pode ser descoberto, reelaborado e usado contra elas.
3. Estimule o pensamento crítico e o comportamento civilizado
Nenhuma lei ou software de controlo familiar pode proteger as crianças mais do que o desenvolvimento do bom senso próprio sobre segurança e relacionamentos. Pesquisas mostram que crianças agressivas e maldosas com relação a amigos ou estranhos são as que correm maior risco de se tornarem vítimas. Ensine-as a serem bons cidadãos e amigos tanto on-line quanto off-line.
4. Providencie que o uso da Internet ocorra num local de grande circulação da casa
Saiba quando seus filhos estão online instalando os computadores em áreas comuns da casa. Desse modo, você pode criar um equilíbrio entre as horas online e as escolares, desportivas e sociais longe do computador. Saiba que também há muitos meios das crianças acederem à Internet fora de casa, como por exemplo: telemóveis.
5. Tente fazer que suas crianças compartilhem seus perfis e blogs consigo
Lembre-se que elas podem ter múltiplas contas em diversos serviços. Utilize os mecanismos de pesquisa e as ferramentas de busca nos sites de rede social para procurar pelo nome completo de seus filhos, números de telefone e por outros dados identificativos. Não é invasão da privacidade, já que as informações pessoais estão em “locais” públicos online. Se as páginas forem privadas, isso é um bom sinal, mas ainda assim seria importante que elas a partilhassem consigo.


Esteja Preparado
Seguem algumas orientações para utilizadores em geral, seguirem quando publicarem ou partilharem vídeos online.

1.É difícil voltar atrás
Qualquer coisa que se publica é basicamente para sempre. Mesmo se mais tarde você eliminar, há sempre a possibilidade que tenha sido copiado, repassado ou publicado novamente. E há os arquivos da internet que mantém o conteúdo mesmo após ele ter sido eliminado.
2. O que o fundo revela
Cuidado com o que está ser gravado como «plano de fundo»: cartazes na parede, fotos na estante, traje e uniforme escolar ou desportivo que as pessoas estão a vestir, placas, sinais ou marcas de rua na frente de casa ou matrículas do carro podem revelar sua identidade e local. Assim como o que você diz no filme.
3. “Você é o que você veste”
Este velho ditado com um novo sentido no vídeo online. Pense sobre o que sua aparência “diz” sobre você. Você se sentiria confortável se esse vídeo fosse visto pelo seu chefe, familiar ou sua futura sogra ou sogro?
4. Respeite a privacidade dos outros
Respeite o direito à privacidade das pessoas no seu vídeo. Se gravar num local público, peça permissão antes de incluir os transeuntes que passam na rua e nunca grave vídeo de crianças sem a permissão dos pais ou encarregados de educação das mesmas.
5. Qualquer um pode gravar um vídeo
Lembre-se que não é preciso de uma câmara para fazer um vídeo. A maioria dos telemóveis e câmaras fotográficas consegue gravar vídeos. Fique atento às pessoas com telemóveis, pois podem estar a usar a câmara sem o seu conhecimento.
6. Seja um bom cidadão
É seu direito expressar seu ponto de vista e até mesmo brincar com autoridades, mas isso não lhe dá o direito de ser maldoso. Você pode ser responsabilizado legalmente se difamar ou caluniar alguém.
7. Respeite os termos de uso
A maioria dos sites de vídeo tem termos de serviço que precisam ser seguidos. Muitos deles proíbem conteúdo sexualmente explícito, violência gratuita e vídeos de ameaça, difamação, calúnia, ódio, obscenidades ou que viole e invada a privacidade de alguém. A maioria dos sites com sistema de segurança, denúncia os vídeos de exploração, ameaças a menores ou de actos ilegais.
8. Respeite os direitos autorais
Todos os sites com sistema de segurança no que concerne à partilha de vídeo, proíbem a utilização não autorizada de material protegido por direitos autorias. E, claro, isso significa que você não pode roubar segmentos da programação da TV nem de filmes, o que também significa que deve pensar nas faixas sonoras (mesmo sendo excertos) que utiliza nos seus vídeos.
9. Converse com as crianças sobre vídeos feitos para intimidar
Criar um vídeo que ridiculariza outra pessoa pode ser extremamente ofensivo. Essa e outras formas de intimidação online são um problema crescente na Internet que afecta a maioria das crianças e adolescentes.
10. Vídeos que as crianças vêem na internet
Como é óbvio, o cuidado dos pais não é apenas aconselhável, é parte necessária da educação dos filhos. Mesmo que os principais sites proíbam o conteúdo pornográfico ou com violência gratuita, há vídeos que não são adequados para as crianças menores e há também outros sites que exibem vídeos inapropriados para crianças e adolescentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário