sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Redes Sociais na Internet


 Os vários tipos de Redes Sociais

"Existem dois tipos de Redes Sociais: aquelas que possibilitam a inserção de qualquer tipo de conteúdo, e aqueles que operam em nichos de mercado muito restritos.
Começando pelo hi5 verifica-se que, apesar de continuar a ser de longe a rede social com maior volume de tráfego, a tendência é de diminuição no número de visitas. Desde o final de 2007 que o número de visitas ao site tem vindo a decrescer de forma acentuada.
Pelo contrário o Facebook tem registado um crescimento acentuado e sustentado. Desde a sua implementação que foi crescendo de forma moderada tendo, desde o início de 2009, acelerado o seu crescimento o que só vem demonstrar que a estratégia de expansão da rede social a nível mundial foi muito bem organizada. Ainda está longe do domínio do hi5, mas a manter esta tendência isso será por pouco tempo.
A posição do Myspace no ranking Alexa não deixa antever boas coisas para a rede social. Olhando para o gráfico do Google Trends percebe que o cenário não é famoso: o Myspace não só não vingou como tem vindo a perder tráfego continuamente!
O vencedor para maior crescimento em menor espaço de tempo é claramente o Twitter. O volume de tráfego com origem em Portugal para a plataforma de microblogging era residual até ao final de 2008, mas desde o início do ano tem registado um aumento progressivo fruto da maior mediatização da plataforma.
Badoo e Tagged, confesso que a presença destas duas redes sociais no Top 100 dos sites em Portugal me deixou algo surpreendido. São dois players com muito menos publicidade e divulgação mas que têm apresentado um crescimento interessante nos últimos meses. A ter em atenção.
Surpresa também foi a ausência do LinkedIn dos 100 sites com maior audiência em Portugal. Achei por isso interessante verificar a tendência de tráfego da rede social profissional. Depois de uma fase de crescimento constante, o LinkedIn parece ter estagnado mas mantido um volume de tráfego constante com algumas oscilações rapidamente corrigidas. Não estando a crescer, também não está a diminuir. Tendo em conta a crescente popularidade das redes sociais em termos profissionais acredito que o LinkedIn irá crescer nos próximos tempos.
O que estes dados demonstram – e chamo a atenção que os dados do Google podem não ser totalmente fidedignos – é que o Facebook e Twitter estão em plena fase de expansão em Portugal, muito provavelmente às custas de Myspace e hi5. Enquanto que no caso do Twitter ainda é cedo para afirmar que esse crescimento será para manter, até porque o lançamento do Google Wave e a aquisição do FriendFeed pelo Facebook são duas ameaças sérias; o crescimento do Facebook em Portugal tem seguido a lógica de longo prazo verificado em outros mercados. O que não dá para negar é que tanto Myspace como hi5 estão em perda de forma constante.
Existe muitos e vários tipos de Redes Sociais actualmente, mas existem nichos de mercado que poderão revelar-se particularmente interessantes para quem correr um blog nesse mesmo nicho de mercado. "

Fonte da noticia:
http://www.revistasim.com/sim/index.php?option=com_content&view=article&id=461:redes-sociais-na-internet&catid=52:internet&Itemid=104

Nenhum comentário:

Postar um comentário